Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Formação e prática do educador. Alienação e ideologia

Formação e prática do educador. Alienação e ideologia:

A escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador, sendo assim, discutir quais são as dificuldades atuais para a implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.

Atualmente a escola não está sendo um espaço neutro, porque através dela temos acesso aos mais variados processos de aprendizagem, que contribui para o crescimento e o aprimoramento do ser humano.
A escola deve ser entendida como um local onde se transmite conhecimento, somente históricos e culturais, ou de qualquer tipo de ciências, mas é também um local onde se formam cidadãos, sua consciência sobre seus direitos e deveres, não podemos deixar salientar, também que o aluno de hoje, é muito diferente, o relacionamento tende ser diferente do passado e o professor precisa acompanhar essas mudanças.
Os professores enfrentam dificuldades no seu cotidiano escolar por falta de materiais de trabalho, falta de remuneração digna, falta de interessados alunos, pais e entre outros.
Sendo assim, deve haver um interesse da parte do educador, cabe ao profissional da educação ser transformador e intelectual a realizar trabalhos com o objetivo de fazer com que os educandos compreendam e coloquem em prática em seu cotidiano escolar.
O educador tem o dever de solucionar as dificuldades que enfrentam em salas de aula, usando de sua autoridade e técnicas de aprendizagem, sendo criativo para que seus alunos possam interagir mais e compreendessem a matéria tornando uma educação de qualidade a todos.

Portanto, fica claro que além da escola, do professor existe a família que é a base para a formação do cidadão, sendo assim, juntos tem possam prepara cidadãos qualificados para o futuro.

Integrantes do grupo:
Cibele Moraes da S. Araujo
Kaique Silva de Lima
Luciane Alves de Lima
Patricia D. Warzocha
Rosemeire Balatazar Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário